4/14/2014

Medo do Banho

Oi Meninas.....


Queria compartilhar com vocês uma experiência eu eu jamais pensei em passar: Lucas com medo do banho.




E o mais engraçado que é só do banho, do sabão... pois para a piscina, aula de natação, brincar na torneira.... tudo ele ama, mas quando vê o clima do banheiro ele passava a gritar horrores.

Muitos dizem: ahhh foi algum trauma que ele teve. Não consigo entender qual sendo que o último banho antes das crises fui eu mesma quem deu e estava tudo certo. Tiramos da banheira e passamos para o chuveirinho, voltamos para a banheira, dei um regador de brinquedo para ele se distrair jogando água nas coisas, comprava muitos e muitos brinquedos para ver se ele se animava e nada. Muitas vezes o banho era quase normal pela novidade de um brinquedo mas o seguinte regredia tudo.

Nunca pensei em passar por isso pois Lucas sempre amou banho e ficava sentado na banheira por mais de 30 minutos!

Li muito sobre o assunto e entendi que é muito comum, crianças de até 2 anos criarem esse medo que, para nós, não faz qualquer sentido.

Após uns 3 meses de luta com isso as coisas começaram a entrar ao normal e foi por uma sorte! Lucas está numa fase que ama animais, adora peixes e golfinhos por causa de uns desenhos que ele assiste do Baby Einstein. 

Fui ao mercado comprar aqueles tapetes emborrachados para banheiro e vi um que era lotado de golfinhos. Agarrei o tapetinho como se fosse uma jóia. Coloquei o apetrecho no box nem dando tanta importância para o objeto (mal sabia eu!!).

Porém, ao convidar o Lucas para o banho, eu já fui contando que tinha novidade lá no banheiro. Quando ele viu os golfinhos, logo começou a gritar feliz apontando e querendo ver de perto, querendo tirar a roupa.

Aprendi que hoje, com quase 2 anos, ele tem vontades, ele já demonstra o querer dele e, muitas vezes, o choro é porque ele não querer parar o que está fazendo ou está muito cansado. Muitas vezes eu entro com ele no banho, me molho e até peço que ele me molhe com o chuveirinho e ele adora!

Se você passa por isso também, não desanime, tente ver coisas em que pode levar ao banho e vai criar um interesse melhor, mostrando que o banho é gostoso e divertido. Ainda, procure dar o banho num momento onde ele não está vesgo de fome ou bêbado de sono. Isso pode causar maior irritabilidade.

Mas é muito importante analisar e ver se o medo persiste por mais de 6 meses! Observe se a fobia é só com o banho ou com tudo relacionado a limpeza. A criança pode estar desenvolvendo a Ablutofobia e isso deve ter ajuda com tratamento médico!

Xoxo
Thay

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Cantinho do Blog © Copyright 2012. Tecnologia do Cantinho do Blog