2/07/2013

Conhecendo o Bebê


Olá meninas....

Todas as vezes que levo o Lucas na consulta mensal o pediatra sempre pergunta se o Lucas está fazendo determinadas coisas, tendo determinadas reações. Essas perguntas se referem ao desenvolvimento mensal do bebê.

Vou colocar aqui para vocês a lista mensal e cada uma vai poder analisar seu bebezinho e ver como eles realmente fazem cada coisa no mês determinado.


Nascimento

O bebê já pode enxergar a curta distância e ouvir claramente.


Primeiro Mês

É comum no primeiro mês o bebê acompanhar ruídos e objetos com os olhos. Ele também fixa o olhar no olhar do outro. É "durinho", com as mãos chamada hipertonia fisiológica. Ao colocarmos um objeto em suas mãos, ele fecha rapidamente, por reflexo.

- elevar o pescoço quando está de barriga para baixo
- contato visual e consegue seguir objetos com o olhar
- começa a demonstrar que está feliz com alguns barulhinhos
- pode ser que sorria socialmente

Segundo Mês

O bebê ainda tem o corpo duro e se movimenta em blocos. Também começa a sustentar a cabeça e aparecem os primeiros sorrisos para o cuidador, em resposta ao seu estímulo afetivo.


Terceiro Mês

O pequeno sustenta a cabeça voluntariamente e tenta alcançar objetos a frente. Ao passear, é importante deixá-lo numa posição em que seus olhos possam explorar as pessoas, os objetos e paisagem. Nessa idade os bebês estão amadurecendo as vias visuais.

Quarto Mês

Caso o bebê ainda tenha dificuldades de afirmar a cabeça sobre o tronco, os pais precisam comunicar o pediatra, sem alarmismo. Para ajudar a estimular o pequeno, eles podem mostrar objetos coloridos, de diferentes formas, conversar perto e de ambos os lados para que ele vire a cabeça em busca do som. Tem início neste período a fase oral, e, por causa disso, começa a levar objetos a boca. Ele também usa o corpo todo para se comunicar e respeita o tempo da fala do interlocutor.


Quinto Mês

O bebê começa  a ficar sentado com um apoio, que pode ser uma almofada, por exemplo. Os pais devem colocá-lo nesta posição por alguns minutos para fortalecer a coluna vertebral. No entanto,  tempo demais pode sobrecarregá-lo. Algumas crianças podem começar a rolar pelo chão.


Sexto Mês

Dessa etapa até o nono mês, é fundamental verificar se há um bom contato ocular: alguém olha e ele corresponde. Um sinal precoce de transtorno do desenvolvimento social e da comunicação é a falta desse contato de maneira consciente. Vale lembrar que alguém pode olhá-lo e ele corresponder desviando. Mas essa, muitas vezes, é uma atitude normal de timidez. No sexto mês, é ideal também que que ele fique bem sentado com apoio e comece a experimentar isso sem auxílio. Levar o pé à boca é um gracioso comportamento desta fase.

Sétimo Mês

Aos 7 meses, o pequeno vocaliza vários sons indiscriminadamente e reconhece o tom de aprovação ou de desaprovação, quando um adulto fala com ele. Sua musculatura fortalecida permite que ele vire de bruços sozinho e se apoie nos antebraços para observar o ambiente.


Oitavo Mês

No oitavo mês, de um jeito ou de outro, o bebê, vai atrás dos objetos que despertam sua atenção e, quando os alcança, experimenta virá-los, sacudí-los, virá-los, batê-los. É um curioso profissional! Para completar, descobre os prazeres da música e mexe o corpinho dançando para acompanhar os rítmos.


Nono Mês

Os pais podem esperar até o nono mês para que o bebê consiga sentar sem qualquer apoio.  Caso isso não aconteça, informe o pediatra. Nessa fase é comum ele se jogar para frente e, até o décimo mês, engatinhar. São poucos os que pulam essa etapa e aprendem a andar direto. No décimo mês, batem palminhas também.


Décimo Mês

Surgem os primeiros sinais de que os músculos estão firmes o suficiente para ele ficar em pé e aprender a caminhar. Não se trata de exagerar nos cuidados, mas de encorajar a criança com segurança. A interação com o bebê dará a você a medida certa de como agir em cada situação.


Décimo Primeiro Mês

Nesta fase o bebê começa a balbuciar. Com mais algum tempo e um pouco de estímulo, o pequeno tagarela logo começa a disparar palavras completas, como mamãe e papai.


Um Ano

Ao longo do primeiro ano, eles aprendem - cada um no seu tempo - a marchar sem apoio. Até por volta dos 15 meses, espera-se que falem dissílabos como "mamã água" e "nenê colo".


Dois Anos

O pequeno nesta fase apresenta a fala comunicativa e não só o que o cuidador consegue entender e interpretar. Após os 24 meses, se não houver fala, deve-se investigar o motivo do atraso. Aos 2 anos, eles também não são muito altruistas e compartilham pouco. Entre 18 e 30 meses, adoram brinca de faz de conta como dar banho em boneca e servir café para as "visitas". Os meninos brincam de transportar os caminhãozinhos e carrinhos.


Espero que tenham gostado.

Xoxo
Thay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout por Cantinho do Blog © Copyright 2012. Tecnologia do Cantinho do Blog